Pages

Saturday, November 3, 2012

Uma Saudade De Outros Tempos e De Outras Vozes

Miguel e seu irmao Raimundo em 1948

    Penso por vezes em tantos artistas que passaram pela minha beira. Algums a cantar e outros a fazer chorar uma guitarra como ninguem. Outros mais fizeram radio em horas que os Americanos nao queriam e por pouco mais do que o amor a camisola. Lembro-me bem de ouvir um Policarpo Godinho fazer as suas saudacoes ao som dos Cinco De Portugal. Aprendi de pequinino a ouvir e gostar de falar Portugues aos acordes da guitarra desse Laurenio Bettencourt. Recordo-me de uma Historia Da Minha Infancia que rodou tanta vez nos programas da Mimi e do Isalino. Esta letra, baseada na triste mocidade do proprio Laurenio Bettencourt, fez chorar muito emigrante recem-chegado que ainda trazia as saudades na bagagem. O Laurenio canta o seu Pico e tudo quanto e Portugues com a tal lagrima na garganta que nos toca ao ouvir uma das suas cancoes ainda hoje. Sinto uma saudade dos Irmaos Rocha com o seu enorme sucesso “Proud To Be Portuguese” que falava na honra que sentiam em ser Portugueses. Ainda guardo um 45 rotacoes com o seu vocalista George Rocha na capa, meu deus como o tempo passa. A Dianne Aguiar foi artista que a doenca traio. Chegou a gravar varios singles e pelo menos um albun so que a saude nao permitiou que continuasse a cantar embora nunca tenha perdido a vontade do o fazer. A Dianne ensinou-me a fe em deus e o respeito pela musica que eu nunca esquecerei.

Quem e que nao se recorda do programa do Frank Mendonca “Frankamente Falando” com os seus conselhos e boa musica. Dizia ele, “ Quando virem duas cabcinhas juntas numa, tenham cuidado. Bem esplicado, isto era um aviso aos ouvintes para se desviarem do tais namoradinhos que por vezes se destraiam pela estrada. Ainda me lembra de algumas vezes ir a missa com a minha mae onde por vezes se podia ver o Sr. Mendonca sentado no banco do costume com a sua gabardin e de sapato domingueiro.

O Miguel Canto e Castro tinha sempre um fado do Farinha ou entao da Amalia para animar aquelas manhas de inverno, os mais velhos diziam que aquilo era um homen discreto! O programa do Miguel era companheiro indespensavel no trabalho ou em casa com as suas inforamcoes communitarias. Embora por vezes algums tivesem partido a ponta do lapis, o Miguel la repetia a noticia mais uma vez.

O programa “Eccos Portugueses” de Frank Dias ainda e lembrado pelos Portugueses do Vale de Sao Joaquim pelas as noticias dadas sempre com qualidade. Estou lembrado de ouvir a noticia do sismo que abalou os Acores em 1980 na voz de Frank Dias. Acabamos a noite de ano novo em silencio e a mesa do meu avo a espera de ouvir mais inforacao sobre aquilo que se tinha passado nos Acores.


Um dia o Sr. Batista Vieira junto de seus parceiros Joaquim Esteves e Jose Rosa pensaram turnar a radio na California mais profesional. Com o nacer da K.L.B.S e da K.R.V.E. As communidades dos Vales de Sao Joaquim e Santa Clara ganharam uma voz que a muito merciam. O Mario Vargas e o seu “Canto Da Trinta e Tres” era progarmacao indespensavel em muitos lares Portugueses ao fim de semana. Mais tarde a Mimi Dias tambem se juntou a grela de progarmacao onde ja estavam algums programas independentes.

Eu nao me podia esquecer da Zita Silva e sua filha Maria Fatima que juntas animavam o programa “As Nove Perolas Dos Acores.” Em tempo ningeum faltava a festa da Zita que contava sempre com boa musica para dancar e muita alegria. O Euclides Alvares soube fazer da “Voz Dos Acores” uma verdadeira escola para quem respeita as letras e a pesquisa de dados sobre a nossa terra e as suas tradicoes.

Foram muitos louctores que por ali passaram como o saudoso Alfredo Cunha para alem do Henrique Dedalo. Hoje a grupo Batista Vieira conta com as grandes vozes principais de Jose Joao, Alvaro Aguiar e Aida Barbosa. Cada um destes louctores e uma referencia no mundo da radio Portuguesa.

Tantos anos passados e tantas vozes que nos marcaram. Agora restam recordacoes e mais nada. Estes velhinhos nao podem passar ao esquecimento embora os tempos seijam outros! Foram eles que com tanto sacrificio ajudaram a manter viva a nossa lingua e cultura em terras estrangeiras. Homens e mulheres que na sua terra nao teriam tido opportunidade de escrever para um jornal ou falar para as multidoes conseguiram tudo isso e mais aqui longe da sua terra, bem haja nobre gente....

4 comments:

  1. Meu Deus do Ceu as recordacoes que chegarao a minha pagina do facebook que repartilharao comigo. Muito Obrigado a quem se recorda destes e mais outros programas que continua e que ja fizerao parte da nossa comunidade Portuguesa aqui nos Estados Unidos de America, mas mais especialmente em California. Nao podia receber uma supresa mais bela do que esta, muito obrigado Lou Cabral por esta lembranca, e para todos um grande abraco de amizade e os meus deseijos de um Santo Natal e Abencoado Ano Novo, desta Filha, Maria Fatima Sequeira da minha Mae Zita Silva e do que foi o nosso programa de radio "As Nove Perolas dos Acores"

    ReplyDelete
  2. boas , Policarpo Godinho e meu pai

    ReplyDelete
  3. Abraco amigo Joe, voce ainda esta por Circal do Alentejo? Ja la vao largos anos que os tres deixaram a California...

    ReplyDelete