Pages

Friday, October 5, 2012

"Tempo Santo Que Não Volta Mais"




Com temas emocionantes como "Tempo Santo Que Não Volta Mais" e "O Natal De Um Menino": o mais recente trabalho do poeta António Ramos vai ao encontro de um passado que existe apenas numa ou outra recordação que recontamos aos mais novos em dias lembrados. Este filho do Topo que ha muito emigrou trouxe a ilha na garganta e uma saudade no coração para terras distantes.

Perguntamos ao poeta como e que sentia o tema que da titulo a este seu trabalho discogrfico."O Tempo Santo Que Não Volta Mais para mim e uma canção doce que relata a realidade de quando nos criamos nos Açores e que deixa uma lágrima no olho e o coração apertado para pessoas da nossa idade...e que serve quase como documento/relato aos jovems que já não viveram essas coisas...mas ficam assim a perceber como seus pais viveram e sentiram nesses tempos ...nesse "tempo santo que não volta mais," disse Ramos."Eu tive a sorte de ter nascido e vivido ate aos 10 anos na nossa linda Vila Do Topo, São Jorge Açores, graças a isso...tenho escrito canções como "O Natal De Um Menino" e "Tempo Santo Que Não Volta Mais," frisou.

O tema "Natal De Um Menino tem assinatura do locutor Luso-Canadiano António Azevedo. "Penso que a maioria de nos que vivemos esses natais em que nem sempre o Pai Natal trazia aquilo que nos pedíamos sentimos "O Natal De Um Menino" de uma forma muito profunda,"disse Ramos. Perguntamos se no seu tempo de criança ainda era o "Menino" que trazia as tais prendas. "O Menino Jesus....:) mas também se falava no Pai Natal...talvez por sempre chegar os postais/cartões da América com fotos do "velhinho barbudo," adicionou.

 
O Portimundo quis saber a quem e que o poeta António Ramos se refere quando escreve "o senhor padre em paz esteja" no refrão do tema "Tempo Santo Que Não Volta Mais." "Houve um grande homem na Vila do Topo que dedicou a sua vida a servir...a ajudar as pessoas dessa Vila. Estou falando do Senhor Padre Fernando: o qual recordo com muita saudade...e quem não podia deixar de mencionar neste tema."

António Ramos não evitou responder quando lê perguntamos qual a parte que mais o agrada no mundo das cantigas. "Escrever as canções...e estar no Estúdio a transformar meia dúzia de frases numa canção...e a parte da musica/deste negócio que eu de verdade disfruto de verdade! Adoro estar no estúdio!!!" Este trabalho conta com a participação do produtor Alcides Machado e o do guitarrista Gilberto Machado os quais são primos e grandes amigos do poeta. A cantora Emily, também amiga de longa data, quis transmitir a sua amizade por António Ramos: "Este e um lindo trabalho musical, o António tem de veras uma forma muito especial de compor a letras das suas canções." disse ela.

O poeta António Ramos tem muito caminho pela sua frente no mundo escrito e cantado. Este poeta de certo que terá mais historias de saudade e recordação para contar aos mais novos que não viveram esses tempos difíceis la numa terra distante...

No comments:

Post a Comment