Pages

Tuesday, January 10, 2012


                                "Paco Bandeira De Regresso As Cantigas"



O autor e compositor Paco Bandeira acaba de lançar o seu mais recente trabalho discografico com o titulo genérico "Tudo No Mundo E Caminho." Com mais de  50 anos de estrada e cantigas: Paco Bandeira parece ter encontrado a velha magia com este álbum com que criou a "Minha Quinta Sinfonia" e a "Ternura Dos Quarenta." Paco Bandeira de há muito que compõe e canta canções de intervenção, românticas e populares. Não há rádio de expressão Portuguesa pelo mundo fora a que não tenha conhecimento dos seus grandes sucessos. Cantar intervenção e cantar verdades que por vezes tocam naqueles senhores e instituições que preferiam que não falassem deles.    
         
        Este trabalho surge precisamente no momento em que Portugal e o mundo atravesam a pior das crises. Paco Bandeira teve o cuidado de compor letras que falam crise, dos políticos, e dos mal feitores que ofereceram esta prenda aos Portugueses e a Portugal. O tema que mais marca este trabalho e mesmo o “ Share ou Não Share.” Tema este que abre com a ironia: “Viva Portugal do deixa andar, viva o futebol cada vez mais, viva a liberdade, viva a impunidade dos aldraboes que jandos e que tais.” Sem complicações, Paco Bandeira põe em dia a verdadeira actualidade Portuguesa. Embora triste, esta e a grande verdade meus caros leitores.
 
        O vídeo que da imagem e este tema e verdadeiramente impressionante. O mesmo abre com a imagem de um comboio de alta velocidade (TGV) que pós termo, embora temporariamente ao estúdio de televisão que Paco Bandeira e seus sócios tinham montado no prédio dele. Esta internet e coisa maravilhosa, Paco Bandeira agora tem o seu próprio canal através da plataforma Portugal Real onde também podem ver uma serie de canais de interesse publico.
 
        Portugal sempre castigou os seus cantores e políticos, parece ser uma tradição que veio para ficar. Recordo aqui alguns como o grande Zeca Afonso, o fadista Fernando Farinha, o Dr. Mário Soares e outros mais que pagaram caro pelas palavras que escreveram, cantaram e falaram. O exílio e a censura foram armas que serviram ao antigo regime para calar a boca ao povo.  Paco Bandeira cantou esses tempos e sabe muito bem cantar os de agora. Será que desta vez Portugal vá ouvir mais atentamente!!!       

No comments:

Post a Comment